segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Compreender



Compreender as coisas, as pessoas, as situações... Compreender é um verbo complicado nessa vida mesmo. São necessários vários fatores para se chegar a um ponto. O respeito é um deles. Ser humilde e voltar atrás em algumas situações, bem, são fundamentais. Hoje eu aprendi isso. Mesmo tendo que me chatear um pouco. Claro que seria ótimo que fosse mutuo, ou que não houvesse desentendimentos. Qualquer tipo de problema. Precisei de muito mais de equilíbrio superar isso. Sou humana também. Tenho meus defeitos e um pouco de orgulho. Fico magoada, mas aprendi a superar está pequena situação.
O mérito da questão? Acredito que seja o menos importante. Tão pouco importante quanto quem fez ou deixou de fazer parte da historia. Não que eu esteja desmerecendo qualquer um. Até porque são pessoas amigas. Mas... Tudo bem. O que me importa é o que acontece no final das contas. Claro que eu queria que este meu grupo de amigo entendesse o meu lado. Que a confraternização que eu pedi fosse sem álcool, só um jantar. Ou por conta do começo do tratamento, a reunião ser na minha casa mesmo. Mas ok! Não podia ser. Não queria ofender ninguém. Entendo que eles querem. Se me incomoda hoje? Sim. Mas eu os entendo.
E é esse o ponto que me deixa mais feliz. Poder compreender e respeitar a situação deles. E de qualquer um! Infelizmente, por conta do começo dos ciclos – que vai ser no mesmo dia da festa – não vou poder ir para a confraternização. Resolvi pedir desculpas por tudo que eu falei. Talvez, pra mim, não tenha sido ruim. Mas é sempre bom pedir desculpa quando acontece alguma coisa. Faz parte.
No final das contas, eu não estou chateada com eles. Ninguém é obrigado a seguir as minhas recomendações. Não é mesmo? Um dia qualquer eles vão poder vir aqui e se divertir comigo na situação que posso e vai ser tão divertido quanto. Claro que os que são meus amigos não vão deixar de serem meus amigos por uma questão destas. E nem eu deles. O que importa é que eu aprendi, mais uma vez aprendi, a respeitar uma situação. O que é mais importante que ter razão, ou ter as minhas vontades feitas. A gente aprende a abrir mão de algumas coisas nessa vida por outras. E acaba sendo mais feliz fazendo isso que tendo tudo. Todos estão bem no final.
Eu me senti muito melhor ao final do dia ter podido respeitar e compreender os outros. E eu espero poder fazer isso sempre daqui pra frente. Às vezes a gente não pode remover um problema, mas aprende a contorna-los das melhores formas possíveis. Talvez sejam assim que as coisas funcionem nessa vida. E eu espero sinceramente que as coisas corram bem, e fluam sempre melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário